AME Franca

Ambulatório Médico de Especialidade de Campinas
AME Campinas


O AME é um ambulatório de diagnóstico e orientação terapêutica em especialidades médicas, de alta resolutividade, com ênfase nas necessidades da rede básica, e que proporciona atendimento de forma acessível ao cidadão através da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz para promover o diagnóstico precoce e orientar a terapêutica frente a problemas de saúde prevalentes, atendendo a necessidade regional.

O Ambulatório Médico De Especialidades Campinas - AME Campinas é gerenciado pela OSS Santa Casa de Misericórdia de Franca, Hospital Ensino reconhecido pelo MEC, através de Contrato de Gestão firmado com a Secretaria do Estado de Saúde (SES)-SP. Esse contrato descrimina as atribuições, responsabilidades e obrigações na operacionalização da gestão, compreendendo a execução das atividades e serviços de assistência à saúde, bem como a sistemática econômico-financeira da gestão.

A execução dos recursos, repassados a título de custeio e investimento, é realizado exclusivamente pelo próprio AME Campinas, que se encarrega dos contratos de terceiros, recebimento de mercadorias, administração do almoxarifado e farmácia. Possui todos os departamentos na própria unidade: contabilidade, administração de pessoal, SESMT, assessoria de qualidade e humanização.

O AME Campinas, maior unidade AME do interior do Estado de São Paulo, iniciou suas atividades em 13 de abril de 2020, como Hospital Campanha Covid, contendo 15 leitos clínicos e 10 de UTI adulto e até o final da campanha, no fim de setembro, chegou a ter 35 leitos de UTI adulto, no atendimento exclusivo de Covid-19. Em 1º de outubro, passou a atender especialidades, que era a função original do ambulatório.

Possui características e dinâmicas especiais, orientados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo fortalecendo a rede de atendimento à saúde no Estado de São Paulo.

O ambulatório era muito aguardado pelos hospitais estaduais e municipais para auxiliar no atendimento à população de mais de 20 municípios, sendo eles: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D'Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

MISSÃO

Prestar atendimento ambulatorial especializado, cirúrgico, humanizado, com qualidade, segurança e responsabilidade sustentável aos usuários do SUS.